"Quando os astronautas foram a lua, que coincidência, eu também estava lá! Fugindo de casa, do barulho da rua, pra recompor meu mundo bem devagar. Que lugar mais silencioso! Eu poderia no universo encontrar, que não fossem os desertos da lua, pra recompor meu mundo bem devagar" Biquini Cavadão

6/23/2013

DOSAGEM IDEAL: ETERNA BUSCA?



Saudades de quando escrevi o post "dia a dia com a nova dosagem de Ritalina" T.T

Bem que poderia ser mais prático/fácil esse negócio de dosagem. Até você encontrar a sua dosagem ideal, sua vida se resumirá à adaptações.

A minha está assim, em suma.

Primeiro foi a Ritalina comprimido de 10mg: um mês para ver como será a adaptação e depois mais um mês para ver se ela me serve. Não serviu.

Ritalina LA: um mês para me adaptar, depois para ver se me serve - ou colher seus frutos. 
Sem sombra de dúvidas, se o negócio é Rilatina, a LA me serve, a outra nã-nã-ni-na-ni-na-não.

Ai tentei a de 20mg: fraco. 

Fui pra Ritalina LA de 40mg: okay. Depois de quase três semanas querendo morrer, me adaptei. But, agora parece que não faz mais efeito.

Sim, sei que isso é corriqueiro prum TDAH: achar que a Ritalina não está fazendo efeito. Mas aqui o negócio tá esquisito.

Na fase de adaptação eu sentia, também, os efeitos benéficos dela: me concentrava absurdamente, impulsividade quase zero e hiperatividade quaaaaaase controlada. Depois da fase de adaptação: nada de reações adversas e nada de efeitos benéficos. BOLAS!

Cadê? Parou? O que diabos aconteceu?

Ando falando aos quatro ventos, ando agitada ao extremo, completamente desligada, aérea, avoada, esquecida.. minha memória tá tão ruim que parei algumas vezes enquanto escrevia este post pra me lembrar do que mesmo estava falando.

Aí vou voltar ao médico. Ele vai aumentar a dosagem ou diminuir ou me mudar pra outro medicamento: fases de adaptação, again and again. 

A nova receita poderia vir com um atestado médico: "um mês de afastamento do trabalho por motivos de adaptação à nova dosagem deste medicamento, sob pena de aumento no índice de homicídios e/ou acidentes de trabalho. CID: CORRA!"


Afinal de contas a vida continua, estando eu como estiver.

5 comentários:

  1. Parece que é bastante comum a Ritalina parar de fazer efeito. Já li inclusive matéria no NY Times...Mas não desista. Eu continuo usando Ritalina, mas como falei, buscando alternativas complementares. Quanto a medicação, eu tenho ouvido falar muito bem do Venvanse, que é o remédio mais atual pra TDAH e com efeito de até 13 horas. O princípio ativo não é o Cloridrato de Metilfenidato, mas simm o Dimesilato de Lisdexanfetamina...resumindo, não desista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada pela força :)
      Quando recebi a notificação do seu comentário hoje (estava no trabalho), a injeção de ânimo foi instantanea.
      Obrigada mesmo :)

      Excluir
  2. Se eu contasse a minha história...é longa. Mas ainda não desisti. Bom, eu tive uma experiência muito marcante com a hipnose...Minha memória aumentou tremendamente (como nunca havia experimentado na vida), a intuição (nada místico ou coisa do tipo, mas sim uma espécie de raciocínio inconsciente) ficou muito aumentada, tinha insights, percebia coisas que antes não conseguia perceber, o raciocínio melhorou muito também. Além disso, a energia e motivação aumentaram...Utilizei a hipnose por cerca de 5 anos, foi incrível, mas parecia que ainda tinha algo que me atrapalhava emocionalmente...acabei largando. Vários benefícios cognitivos se mantiveram por mais de 5 anos, caindo progressivamente....Mas a experiência foi tão marcante (e sem efeitos colaterais), que nunca esqueci (antes era totalmente cético) e resolvi retomar, mas agora cobrindo algumas brechas que me fizeram larg;a-la.

    Depois, estudando sobre frequência cerebral e meditação, percebi o parentesco: ambos, de alguma forma mexem com as sinapses de alguma forma, trazendo muitos benefícios. O extra da hipnose é que entra um pouco no campo da psicanálise, pois agrega sugestões específicas e direcionadas pro subconsciente, então tem um componente extra em relação a meditação. A meditação já foi muito estudada por universidades americanas (aqui no Brasil a UNIFESP tem teses e dissertações) plugando monges tibetanos em aparelhos de Eletroencefalograma...Da mesma forma que o STRESS é capaz de diminuir a espessura do córtex cerebral, a meditação (ou hipnose) é capaz de espessá-la...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo apostar em coisas duvidosas. Sempre leio bastante e principalmente procuro estudos científicos (teses e dissertações, além de artigos científicos em revistas especializadas). Pois sei como pode ser frustrante, além de perder tempo. Só relatei pois dentre tudo, a hipnose/meditação e o medicamento foram os que trouxeram resultados efetivos. Aqui precisa ficar claro que acho o remédio extremamente útil pois tem resultado quase imediato, mas pode haver tolerância (e diminuição do efeito), além de efeitos colaterais. Então, prefiro tê-lo como arsenal complementar, tentando aumentar a presença de "exercícios cerebrais" (hipnose /meditação), agregando ainda algum suplemento como Omega 3....
      Pra mim o remédio tem sido muito útil pra me trazer de volta e não esquecer como pode ser bom viver sem o TDAH, muito embora goste das "vantagens" que ele me traz em termos de criatividade e "amplitude" mental (pois abrimos muito o leque de interesses pra estimularmos o córtex pré-frontal com coisas novas, além de que mesmo quando temos o tal HIPERFOCO, nos aprofundando em algum assunto de interesse, é fogo de palha, de forma que conseguimos saber bastante sobre algo, mas nunca viramos especialistas de verdade...hehe)

      Excluir
    2. Uau! Não sabia! Adorei!
      Já vou procurar saber a respeito. Ultimamente ando tão desorganizada que não ando conseguindo fazer muita coisa, principalmente ler sobre o tdah de forma instrutiva (saber o que preciso fazer, efetivamente).
      Ando lendo blogs sobre os problemas e consequências (mas disto estou careca de saber, né?!) e tenho muita dificuldade em pesquisar (parâmetros? palavras chave?) ou seja, estou andando em círculos rsrs.
      Disponibilizar tempo para agendar consultas: com quem? Especialidade? Primeiro quem? (cérebro queimando em 3..2..1..). Sério, tô assim rsrs.

      Uma hora consigo. E até lá, ja estou anotando tudo rs.

      Obrigada, me ajudou muito :)

      Excluir